Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

REUNIÃO MÓDULO II

Programa de Intervenção Pedagógica
Alfabetização no Tempo Certo
Encontro de professores de 1º ao 5º ano
Consolidando conhecimentos sobre as diretrizes didático-pedagógicas para Alfabetização e Letramento.

Pauta da Reunião:
Estudo de Casos
Gestão da Sala de Aula  - 30 dicas



quarta-feira, 13 de julho de 2011

1ª MOSTRA DIGITAL - 1º CONCURSO MULTIMÍDIA "VISUAL CLASS"


Concurso promovendo inclusão digital premia alunos dos Centros Educacionais Municipais
Escrito por Samara Arruda
Preocupada com a inserção dos alunos no mundo digital, a prefeitura de Araguari, através da secretaria de Educação por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional desenvolveu durante a tarde do dia 30 de junho, na Galeria de Arte e Cine Teatro Araguari o 1º Concurso Multimídia Visual Class.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Débora Cristina Marques Andrade, a idéia é despertar e levar às crianças a vontade de usar as máquinas em prol da aprendizagem. “Os conteúdos trabalhados são todos vistos em sala de aula, porém de forma diferenciada dentro do laboratório de informática”, disse ela.

Todos os 11 Centros Educacionais Municipais foram representados. Cinco alunos  dos 4º e 5º anos de cada instituição concorreram entre si com apresentações de projetos sobre os mais variados temas. “A preocupação primeira é que o aluno saiba utilizar de forma correta o aparelho tecnológico”, completou a coordenadora.
A apresentação aconteceu na Galeria de Arte e Cine Teatro Araguari

À reportagem da Gazeta do Triângulo a secretária de Educação Eunice Mendes, lembrou que todas as escolas municipais têm seu laboratório de informática. “Para que isso ocorresse de forma contundente, foi elaborado esse evento de acordo com o software que a prefeitura adquiriu para utilizar nesse processo e hoje, o envolvimento dos laboratoristas com os professores nos proporcionou essa mostra através do concurso onde as próprias crianças apresentaram o projeto. Com isso é possível observar a interdisciplinaridade onde foram mostrados assuntos de todas as áreas como bullying, meio ambiente, reciclagem do lixo, cultura etc. Notamos a informática sendo utilizada em todos os setores como ferramenta e instrumento beneficiando o processo de ensino aprendizagem”, frisou.

Segundo Eunice Mendes, a expectativa é que novos projetos como este sejam desenvolvidos. “Primamos  pela formação continuada dos educadores, dos profissionais da área da educação — cada um no seu setor, para que todos tenham a oportunidade de se atualizar porque o resultado é revertido em prol da comunidade assistida através da educação”, concluiu a secretária. 

O 1º Concurso Multimídia Visual Classe é municipal e o vencedor irá participar do concurso nacional que acontece em Presidente Prudente/SP  no mês de outubro.   


Boletim Class News – Junho de 2011
Caros Educadores,

O MEC publicou um novo Guia de Tecnologias Educacionais em formato PDF, disponível para "download" no link: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/guia_tecnologias_atual.pdf.
O Visual Class está descrito na página 87.

PREFEITURA DE ARAGUARI-MG REALIZA O I CONCURSO MUNICIPAL VISUAL CLASS

A Prefeitura de Araguari-MG realizou no dia 30 de junho o I Concurso Municipal Visual Class para alunos do ensino fundamental I, com participação de 11 escolas municipais. A professora Débora Cristina Marques, do Núcleo de Tecnologia e Educação de Araugari, enviou o relato do evento:

Bom dia Celso!!!
Fizemos a nossa primeira mostra digital aqui em Araguari, foi ontem dia 30/06/2011...
Foi um sucesso!!!
Estou te enviando um documento com algumas das fotos....
Foram 11 escolas participando do concurso . Todas as crianças receberam medalhas de
participação e premiamos da seguinte forma:

3 º lugar: Caic Dr Arcino Santos Laureano – De Óleo no Futuro
2º lugar: CEM Realino Elias Carrijo – Valores Humanos
1º lugar: CEM Papa Joao XXIII – A Turma da Mônica em Realidade  e Ficção

obs: Aqui desenvolvemos o Visual Class no Linux, mas iremos converte-lo para apresentação no Windows.
Débora Cristina Marques

 Público do evento                                               Apresentação dos alunos                              Equipe vencedora
  

A Prefeitura de Araguari utiliza as nossas versões para Linux: Visual Class Java e Kid Class Java, nos laboratórios do proinfo. E o projeto vencedor vai participar do VIII Concurso Nacional Visual Class para alunos do ensino fundamenal I, que será realizado no dia 21 de outubro em Presidente Prudente, como parte do ENETEC 2011: III Encontro Nacional de Educação Tecnológica. Para mais informações sobre o evento entre em www.class.com.br item EVENTOS.



        Nossa escola concorreu com o Projeto Amizade. O projeto consiste em desenvolver a inteligência e a sensibilidade. Pretende-se fazer um convite para que as pessoas cada vaz mais se humanizem, se percebem e se cativem.      
      Aproximar as crianças ao mundo dos livros e da literatura, fazer com que as crianças se familiarizem com os livros, e os mesmos façam parte prazerosa de sua vida. Incentivar a leitura e despertar o desejo de conhecer e vivenciar as virtudes, trabalhando dentro da interdisciplinaridade, onde possa proporcionar reflexões e mudanças de atitudes no relacionamento com os outros. Valorizar a amizade e peceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa.
                                                               
                                                                    A literatura é algo indispensável para o homem, já que é nela que se vê, reflete sobre a sociedade e problemas reias. Ela corresponde às nossas vontades e necessidades como seres desejosos do lúdico e fantástico. O mundo sem a seria insustentável.                                                               A obra literária do O Pequeno Príncipe é uma história mágica de um piloto perdido e um príncipe vindo de um lugar distante. Juntos, eles compartilham experiências e divertem, encantam e tocam o coração.    O universo, ou melhor, a vida, é um lugar encantador, ainda mais quando se convive com o Pequeno Príncipe.     

                                


      "Todas as pessoas grandes já foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso." Continuem crescendo sem deixar de brincar, sonhar, cativar e conservar a criança que há dentro de você.




Um Grande Abraço
Equipe Mário
 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROJETO LITERATURA

      A Professora de Língua Portuguesa Maria Angélica Rodrigues do Prado desenvolveu com seus alunos um projeto de literatura, onde visa  despertar o interesse dos alunos o gosto pela leitura .



A MAGIA MAIS PODEROSA

      Ulrico, o caçador de feiticeiras, não se guia pelo que os outros dizem. É capaz de tudo para descobrir qual a magia mais poderosa do mundo. Neste livro, o leitor embarca numa aventura imprevisível, fica frente a frente com a bruxa malvada, encara os perigos do Portal do Inferno e tem que desvendar os limites entre as aparências e o real.

A dramatização do livro e a apresentação em slides dos alunos do 6º ano Matutino:
 



















BRAÇO ABRAÇO
Um menino pobre de favela, gostava de brincar e também de estudar. Seus amigos, meninos de rua, perambulavam e faziam biscates para viver. Contava com o apoio da professora Solange que o reconhecia como inteligente e esforçado para aprender.
Sua vida era difícil: muita fome e pouca comida. Observava com tristeza o relacionamento íntimo entre a mãe e a irmã. Sentia-se só e meio perdido, com muito medo da solidão.                                Um dia, acordou e viu que estava sozinho, abandonado. Sua mãe fora embora com sua irmã. Desolado, trêmulo e perdido chorou. Saiu rua afora, sem rumo, seguindo o fluxo dos carros que via. Virou menino de rua.                                                          Certo dia, ao assistir a um filme de televisão através de uma vitrine, uma garota de rua: Berenice observava-o atentamente a alguns passos. Tinha treze anos e ele doze. Ficaram amigos. Depois ela parte com promessa de voltar. Diante de uma estátua de mulher, que vira tantas vezes, sentiu saudades da mãe e da irmã. Num impulso, aninhou-se no colo de bronze e cobriu-se com um jornal que encontrara no lixo. Adormeceu e sonhou com Berê (Berenice).
 
Os alunos do 7º ano Matutino fizeram uma paródia  baseada na música "Mula Preta", onde contam resumidamente toda a história do livro. Confiram:
BRAÇO ABRAÇO

EU TINHA UMA VIDA TRISTE E MUITO SOFRIDA

MINHA VIDA ERA JOGADA, ATÉ  FOME EU PASSAVA
ESTUDAVA EM UMA ESCOLA E DELA MUITO GOSTAVA

TINHA DONA SOLANGE, PROFESSORA PREOCUPADA

QUE SEMPRE PERGUNTAVA O QUE ME INCOMODAVA

EU TRAVAVA MINHA LÍNGUA  E NADA LHE FALAVA

PENSAVA QUE SE CONTASSE NINGUÉM ACREDITAVA

IRMÃ E MÃE PREPARANDO UM GOLPE SUJO

ME ABANDONAR E VIDA NOVA FAZER

EU TRAÍDO ABANDONADO, FUI CONHECER A VIDA

FUI PASSEAR NA CIDADE E POR LÁ EU FIQUEI

A MÃE DEIXOU SAUDADE NO MEU CORAÇÃO

A VIDA FOI SOFRIDA, MAS EU NÃO ME ENTREGUEI

PROCUREI ABRIGO NA CASA DO SOL NASCENTE

DONA JANDIRA E SEU NELSON NOVO LAR ME DEVOLVERAM

ESTUDEI E TRABALHEI VEJAM O QUE ME ACONTECEU

FIQUEI LONGE DAS DROGAS, BOM RAPAZ EU ME TORNEI

CONHECI UM TAL DE CIRCO QUE COM MINHA CUCA MEXEU

ME TORNEI UM TRAPEZISTA, MUITA ALEGRIA EU DEI

BRAÇO ABRAÇO MINHA GENTE A TODOS QUE ME DERAM APOIO.


 Matheus Luciano Silva (no violão) e o seu grupo no vocal: Ana Paula, Fabrícia, Fernanda, Gabriel Rocha, Geovanna Cristina, Jeferson André e Jeferson Rodrigues, João Gabriel, Luiz Roberto, Tassiana Barbosa

ESPELHO MALDITO


 Anuska e Francine são duas garotas gordinhas que têm um objetivo único: emagrecer a qualquer custo. Após vários regimes sem sucesso, adotam 'dietas próprias', que desencadeiam sérios distúrbios alimentares: anorexia e bulimia, duas enfermidades típicas de quem exagera nesse negócio de dieta para emagrecer. Elas, de fato, perderam peso, mas comprometeram sua saúde. A aparência de ambas passou a conferir com o 'gosto' cultural, mas, internamente, o corpo sofreu muito. Por que não viver de acordo com a natureza própria? Por que essa fixação por um corpo de modelo? Que história é essa de deixar a opinião alheia impor quem e como você deve ser? Afinal de contas, características físicas, cada qual tem as suas e todas têm o seu encanto. Descubra a maldição que o espelho carregava! ESPELHO MALDITO, de Giselda Laporta Nicolelis, mais um lançamento da Editora Saraiva pela Coleção Jabuti.


Confira a apresentação dos alunos do 8º ano Matutino






























Depoimento sobre o livro Espelho Maldito
Texto elaborado pela aluna Mariele da Silva Bernardes de Assis 

        Já tive algumas experiências, mas ler o livro Espelho Maldito foi uma das melhores. Assim eu pude conhecer histórias de várias meninas que sofreram duas doenças muito séria, comum entre adolescentes e que podem levar a morte. Anorexia e Bulimia. Todos já devem ter ouvido falar sobre isso, mas fazendo trabalhos e pesquisando nos profundamos muito mais nesse assunto. 
      Anorexia é qundo pensamos que podemos estar muito acima do peso, o que nunca é verdade, pois sempre ocorre com garotas(os)  que já estão muito magras(os). É aí que aos poucos perdemos a vontade de comer ou ficamos sem comer por conta própria, só para emagrecer. E conseguimos não é? Pois garotas que tem anorexia realmente peredem peso. Só que não como elas queriam, pois umas até morrem por desnutrição.
     Bulimia já ocorre com garotas até mais gordinhas. Nao compreendem porque fazem dietas, tomam remédios e não emagrecem. É aí que opinam por dieta muito mais simples: elas podem continuar satisfazendo o desejo de comer aquele doce ou aquela torta mas depois vomitam tudo aquilo que comeram. Já imagimou uma adolescente sofrer de Anorexia e Bulimia ao mesmo tempo? Pois saiba que isso também acontece.
      O triste é saber que as pessoas nunca estão satisfeitas com seu corpo mesmo sabendo que tem gente muito pior e é exatamente sobre esse assunto que o livro trata.
       Mas uma coisa é certa: podemos ser feios, gordos, magros ou deficientes aos olhos do homem, mas aos olhos de Deus somos todos iguais.


O PRECONCEITO
Texto elaborado pela aluna Lorenna da Silva Aquino

      O preconceito surge na mente do ser humano devidoas diferenças que existem na sociedade e que são desconhecido por cada um no meio em que vivem. É  ter conceito ou opinião sobre alguem antes de se ter um conhecimento claro e profundo sobre a mesma.
       O preconceito existe desde os tempos mais distantes na história da humanidade, pois havia pessoas de classes sociais, culturais e raciais bem diferentes, que alimentados pelo orgulho, pela soberba, pela altivez de seus corações passaram a dominar classes consideradas inferiores, principalmente aquelas com menos condições financeiras. Então essas classes menos favorecidas eram tratadas com desprezo.
      Mas sabemos que não existe somente o preconceito entre classes sociais, também existe entre religiões, pessoas com alguma deficiência física ou mental, opção sexual ou racial, entre outros. Um exemplo de preconceito é a questão de cotas universitárias para negros, como se pode um número específico de vagas para negros, sendo que eles tem a mesma capacidade que qualquer outra pessoa. Este é um entre vários que existe em nosso dia a dia.
     Pessoas que não aceitam as outras como são que julgam as outras pelo que veem, não se preocupam em conhecer melhor o próximo, são estas coisas que levam um indivíduo a ter um pré- conceito.
     Mas se cada um lembrasse que somos todos iguais perante a Deus e que cada um de nós tem defeitos e qualidades, viveriamos em um mundo melhor, sem violência e com paz entre todos.



A Coragem de Mudar

Julio Emilio Braz

Sinopse: Neste livro, a mãe de César constata que seu ele é um alcoólatra, e mesmo com seu marido se recusando a conversar, ela decidiu que não abandonaria seu filho. 

   César é um jovem skatista que tem irmãos , mãe, pai maravilhosos, e uma namorada linda que ama muito. Mas César não tem essa vida perfeita por muito tempo, quando ele se envolve com o álcool sua vida fica ruim, ele perde amizades próximas: um amigo morto pelo alcoolismo, perde a confiança da mãe e da namorada. O pai, com uma atitude machista diz que isto é coisa de homem e que na idade do filho, ele já bebia com o pai, a namorada se preocupa com o estado do jovem, a mãe fica desesperada e pede a ajuda para a doutora Débora para tirar o filho dessa vida. Com muito esforço, apoio da família e amigos, César sai da vida do álcool e vive bem em sociedade.
Texto elaborado pela aluna Ana Beatriz 9º ano azul


Apresentação do 9º ano Matutino 
 


 "Pois a coragem cresce com a ocasião"
William Shakespeare







"Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo."
Mark Twain



"Saber o que é correcto e não o fazer é falta de coragem."
Confúcio



"O livro é um mestre que fala mas que não responde."
Platão

ARTE BARROCA em MINAS GERAIS

         A Professora de Artes juntamente com os alunos do 6º ao 9º ano Matutino desenvolveram o Projeto A História da Arte Barroca em Minas Gerais,  estudaram as principais Cidades Históricas onde  a Arte Barroca se destacou, artistas que foram destaques na Arquitetura, Escultura e Pintura na Arte Barroca. Para a melhor compreensão dos conteúdos estudados foram apresentados aos alunos estes vídeos. Confiram:













       Após assistirem aos vídeos  no laboratório de informática, os alunos passaram para as aulas práticas, onde se revelaram grandes artistas, esculpindo em barras de sabão de quadro igrejas,  casas retratando o estilo Barroco da escultura e arquitetura. Também foi confeccionado maquetes, cartazes.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

CICLO DO OURO EM MINAS

VAMOS GARIMPAR TALENTOS?

       A Assembléia Legislativa, em parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação, está garimpando talentos entre os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio das escolas públicas  estaduais, municipais e federais de Minas.
       Como prêmio, 94 alunos em todo o Estado receberão laptops, assim como os professores que tiverem orientado os trabalhos vencedores. 
      As escolas desses alunos também serão premiadas. Além disso, a Assembléia de Minas vai publicar um livro com as redações vitoriosas. 
       O prazo para a entrega das redações é dia 8 de julho, e a divulgação da lista final de premiados será no dia 1º de setembro de 2011.
       Concurso de Redação  "Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas", torna-se mais atrativo quando somos incentivados por um filme ou vídeo, que retrata épocas passadas, lugares e monumentos históricos capazes de comprovar o progresso de um povo, sua caminhada, tradições, enfim sua evolução social.
        Para melhor consolidação da aprendizagem os alunos assistiram estes vídeos no laboratório de informática,  . Confira:





Na primeira etapa da viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais, conhecemos Ouro Preto e Mariana. Além de percorrer as ruas e vielas das duas cidades, onde apreciamos as igrejas e casarões da época, conhecemos também algumas atrações da região, como a Mina da Passagem e o Pico Itacolomi.


Na segunda parte da viagem, as cidades visitadas são Congonhas, Tiradentes e São João Del Rey. O destaques ficam para o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, repleto de obras de Aleijadinho, e a simpática cidade de Tiradentes.

CANGAÇO - UMA GUERRA NO SERTÃO

       Trabalho desenvolvido na disciplina de História sob orientação da Profª. Claúdia Valéria Rosa com os alunos do 9º ano azul e verde.
       A realização desse trabalho teve muito empenho dos alunos que buscaram apoio na tecnologia para a produção dos vídeos que mostram o Cangaço: Uma Guerra no Sertão, tendo como enfoque a vida de Lampião.
       A apresentação dos vídeos se deu no laboratório de informática da escola, onde os alunos desenvolveram um papel de agentes multiplicadores do conhecimento adquirido em sala de aula.
Confiram:







BULLYING, ÁLCOOL E DROGAS

       O Projeto foi desenvolvido em toda escola, do pré ao 9º ano e EJA.
Os professores focaram os temas gradativamente, utilizando uma linguagem de acordo com cada ano escolar, proporcionando assim uma aprendizagem significativa onde o alcóol, as drogas e a violência escolar passaram a ser vistos pelos educadores como prezudiciais ao ser humano. 
       Utilizamos esses vídeos de acordo com cada faixa etária, para uma conscientização sobre a Campanha Diga Não ao Bullying. Confiram:









Bullying, um mal que deve ser evitado! Preste bem atenção Ok ;Professores - Uma dica: baixe esse vídeo em um DVD para mostrar aos alunos!!

 Atualmente o Bullying é um dos temas mais polêmicos e preocupantes da nossa sociedade, pois desperta cada vez mais o interesse de profissionais das áreas da educação e saúde.
     Sem termo específico na Língua Portuguesa, a palavra Bullying define-se como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.
      Este fenômeno comportamental atinge a área mais preciosa íntima e inviolável do ser, “a sua alma”.
      Algumas iniciativas bem sucedidas vêm sendo implantadas na tentativa de reduzir esse tipo de comportamento violento e contribuem para um convívio mais saudável e equilibrado.
      Em nossa escola implantamos um projeto antibullying que foi elaborado e desenvolvido com a relevante participação dos nossos alunos, os quais apresentaram excelentes trabalhos como:
· Apresentação teatral
· Produção textual (Poesias)
· Tirinhas
· Composição de músicas
· Apresentação com bonecos (Fantoches)
· Vídeos
· Confecção de cartazes
· Maquetes
· Entre outros.
      Visamos com este, obter índices significativos de redução da violência e expressiva melhora nas relações entre alunos, professores e demais funcionários, além de melhorias no desempenho escolar.
      Foram criadas também algumas estratégias que se fundamentam sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito aos outros.
      A ideia é plantarmos no coração das crianças e dos adolescentes as sementinhas do Amor e da Paz.
      Se conseguirmos, poderemos vislumbrar uma sociedade mais justa pacífica e que respeita as diferenças.
      Evitar o Bullying é tarefa de todos, inclusive da família, pois a colaboração dos mesmos no ambiente escolar e imprescindível e assim tudo será amenizado se trabalharmos unidos.
     “Filhos brilhantes, alunos fascinantes.” (Augusto Cury)
      Construir um mundo de Paz é possível, para isso, deve-se primeiramente construí-lo dentro de cada um de nós.
     “E que a paz que Cristo seja o juiz em seu coração, Visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.(Colossenses 3.15)
Texto elaborado por Valdirene Resende
Profª. de Língua Portuguesa


 

A importância dos vídeos para a compreensão dos conteúdos
Texto elaborado por Aparecida de Paula Silva
  Profª. de Língua Portuguesa
       
      Assuntos polêmicos e estudos direcionados a temas transversais, se tornam mais compreensíveis se houver reflexão em grupo e se puderem ser enriquecidos por vídeos ou documentários permitido-nos obter opiniões diversas.
        Como dispomos de uma tecnologia capaz de ampliar conhecimentos, o computador, podemos utilizar o benifício da pesquisa e da reprodução, no laboratório de informática, assistindo palestras sobre o "Bullying" e vídeos que exploram amplamente o referido assunto, esclarecendo questões e sanando dúvidas, meio pelo qual podemos avaliar a infância e juventude, conhecendo-as de modo a compartilhar medos e angústias.
         Por estas e inumeráveis razões, os meios tecnológicos têm nos auxiliado na revisão do passado, explorando o contemporâneo e nos preparando para um futuro sem surpresas desagradáveis.
         O laboratório de informática do CEM. "Mário da Silva Pereira"  tem se colocado ao nosso dispor, proporcionando-nos atualização e enriquecimento, aos quais  nos acompanhou  a laboratorista com presteza e competência. Tudo transcorreu de modo positivo dentro dos objetivos propostos.