Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

BULLYING, ÁLCOOL E DROGAS

       O Projeto foi desenvolvido em toda escola, do pré ao 9º ano e EJA.
Os professores focaram os temas gradativamente, utilizando uma linguagem de acordo com cada ano escolar, proporcionando assim uma aprendizagem significativa onde o alcóol, as drogas e a violência escolar passaram a ser vistos pelos educadores como prezudiciais ao ser humano. 
       Utilizamos esses vídeos de acordo com cada faixa etária, para uma conscientização sobre a Campanha Diga Não ao Bullying. Confiram:









Bullying, um mal que deve ser evitado! Preste bem atenção Ok ;Professores - Uma dica: baixe esse vídeo em um DVD para mostrar aos alunos!!

 Atualmente o Bullying é um dos temas mais polêmicos e preocupantes da nossa sociedade, pois desperta cada vez mais o interesse de profissionais das áreas da educação e saúde.
     Sem termo específico na Língua Portuguesa, a palavra Bullying define-se como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento.
      Este fenômeno comportamental atinge a área mais preciosa íntima e inviolável do ser, “a sua alma”.
      Algumas iniciativas bem sucedidas vêm sendo implantadas na tentativa de reduzir esse tipo de comportamento violento e contribuem para um convívio mais saudável e equilibrado.
      Em nossa escola implantamos um projeto antibullying que foi elaborado e desenvolvido com a relevante participação dos nossos alunos, os quais apresentaram excelentes trabalhos como:
· Apresentação teatral
· Produção textual (Poesias)
· Tirinhas
· Composição de músicas
· Apresentação com bonecos (Fantoches)
· Vídeos
· Confecção de cartazes
· Maquetes
· Entre outros.
      Visamos com este, obter índices significativos de redução da violência e expressiva melhora nas relações entre alunos, professores e demais funcionários, além de melhorias no desempenho escolar.
      Foram criadas também algumas estratégias que se fundamentam sobre princípios de solidariedade, tolerância e respeito aos outros.
      A ideia é plantarmos no coração das crianças e dos adolescentes as sementinhas do Amor e da Paz.
      Se conseguirmos, poderemos vislumbrar uma sociedade mais justa pacífica e que respeita as diferenças.
      Evitar o Bullying é tarefa de todos, inclusive da família, pois a colaboração dos mesmos no ambiente escolar e imprescindível e assim tudo será amenizado se trabalharmos unidos.
     “Filhos brilhantes, alunos fascinantes.” (Augusto Cury)
      Construir um mundo de Paz é possível, para isso, deve-se primeiramente construí-lo dentro de cada um de nós.
     “E que a paz que Cristo seja o juiz em seu coração, Visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.(Colossenses 3.15)
Texto elaborado por Valdirene Resende
Profª. de Língua Portuguesa


 

A importância dos vídeos para a compreensão dos conteúdos
Texto elaborado por Aparecida de Paula Silva
  Profª. de Língua Portuguesa
       
      Assuntos polêmicos e estudos direcionados a temas transversais, se tornam mais compreensíveis se houver reflexão em grupo e se puderem ser enriquecidos por vídeos ou documentários permitido-nos obter opiniões diversas.
        Como dispomos de uma tecnologia capaz de ampliar conhecimentos, o computador, podemos utilizar o benifício da pesquisa e da reprodução, no laboratório de informática, assistindo palestras sobre o "Bullying" e vídeos que exploram amplamente o referido assunto, esclarecendo questões e sanando dúvidas, meio pelo qual podemos avaliar a infância e juventude, conhecendo-as de modo a compartilhar medos e angústias.
         Por estas e inumeráveis razões, os meios tecnológicos têm nos auxiliado na revisão do passado, explorando o contemporâneo e nos preparando para um futuro sem surpresas desagradáveis.
         O laboratório de informática do CEM. "Mário da Silva Pereira"  tem se colocado ao nosso dispor, proporcionando-nos atualização e enriquecimento, aos quais  nos acompanhou  a laboratorista com presteza e competência. Tudo transcorreu de modo positivo dentro dos objetivos propostos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário