Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

terça-feira, 3 de maio de 2011

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA


     Logo que os portugueses chegaram ao Brasil e começaram a colonização, perceberam que havia muito trabalho e pouca mão de obra. A primeira opção foi obrigar os índios a realizar o trabalho duro da lavoura, mas isso não deu certo em função da pouca resistência dos índios ao trabalho pesado, pois apesar de cultivarem a terra, não era no mesmo ritmo que os portugueses e também os padres que chegaram para catequizar os índios impediam essa exploração.
     A solução encontrada pelos portugueses foi fazer o que muitos nobres da Europa faziam na época: buscar negros na África para trabalharem como escravos.
Essa prática irregular e totalmente contra os princípios de respeito humano foi considerada “normal” pela maioria das pessoas da época, mas grupos de pessoas envolvidas com a questão da abolição começaram a surgir em vários países, inclusive no Brasil, tornando-se precursores dos ideais abolicionistas.
Abolicionismo no Brasil
      No Brasil muitos se envolveram com a causa do abolicionismo. Foram personalidades extremamente importantes por lutar pelos direitos dos negros, citamos aqui alguns dos principais: José do Patrocínio e Joaquim Nabuco, em 1880 a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, que uniu todos os grupos abolicionistas do país. Castro Alves além de pertencer ao núcleo dos abolicionistas, funda, em 1886, em conjunto com Rui Barbosa, o jornal de ideia “A Luz”, através do qual propagam ideias abolicionistas. Luiz Gama, advogado paulista que sempre esteve ligado à causa abolicionista, conseguiu libertar mais de escravos, trabalhando somente dentro da lei.  
      Finalmente em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel, princesa regente, assina a Lei Áurea que declara extinta a escravidão no Brasil.
Abolicionismo no mundo
     Na Europa, o português Marquês de Pombal é considerado um dos pioneiros do abolicionismo, decretando o fim da escravatura em Portugal em 1761. Na Inglaterra, o político William Wilberforce dedicou sua vida em prol à libertação dos escravos e sua primeira conquista foi, em 1807, a assinatura do Ato Contra o Comércio de Escravos. Na França, os lideres da Revolução Francesa, através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão acabaram por libertar também seus escravos em 1794, mas Napoleão Bonaparte reestabeleceu a escravidão e somente em 1848 os escravos ganharam sua liberdade definitiva. No Chile foram os generais José de San Martín e José Lucas promovem a libertação dos escravos em 1818, sendo um dos primeiros países da América a libertar seus escravos. Nos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln declara a libertação dos escravos em 1863, mediante a assinatura do documento chamado Declaração de Emancipação.
Curiosidades:
     O nome “Lei Áurea” é devido ao fato dos abolicionistas dar à princesa uma pena de ouro para a assinatura do documento.


Apresentar a luta dos abolicionistas ao longo da história é importante para que os alunos entendam as injustiças praticadas contra os escravos e a importância da causa abolicionista, você pode exibir o filme “Jornada para Liberdade”, que conta a história e a luta de William Wilberforce, abolicionista britânico no texto introdutório.



     Filme inspirado em uma história real, 'Jornada Pela Liberdade' conta a trajetória abolicionista britânica, no sec. XVIII. Nos mostra como um homem é capaz de transformar o meio em que vive (e o mundo), movido por sua fé em Deus e por seus ideais cristãos. Convertido ao Cristianismo e movido por uma chamada divina para combater a escravidão e a injustiça social, Willian Wilberforce, juntamente com um grupo de amigos libertários, luta pelo fim do comércio escravocrata na Inglaterra, e no mundo. Conta também a história da música que inspirou o mundo, 'Amazing Grace' (Maravilhosa Graça), escrita por John Newton, um ex-mercador de escravos que, após viver uma experiência pessoal com Deus, converte-se ao Cristianismo, dedica sua vida ao ministério pastoral, e participa com Wilberforce da luta (e da vitória) pelo fim da escravatura, na Grã Bretanha e no mundo.
     A vida de William Wilberforce (Ioan Gruffudd) é a história de como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton (Albert Finney), um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.


DICA DE OUTRO FILME "UM SONHO POSSÍVEL"


História de Michael Oher, um jovem negro morador de rua, vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.




Outra possibilidade é separar os alunos em equipes para fazerem uma pesquisa no laboratório de informática sobre a biografia os abolicionistas brasileiros, apresentando depois o resultado da pesquisa através de um painel ilustrativo.

O ensaio e apresentação de uma peça teatral, organizada pelos alunos que represente uma parte da história abolicionista no Brasil pode estimular os alunos à pesquisar sobre o tema.

Aproveite também as outras atividades de nosso site!
www.smartkids.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário