Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PROJETO ‘A COR DA CULTURA ’ PROMOVE ENCONTROS PARA CONSCIENTIZAÇÃO ENTRE EDUCADORES

Mobilizando a construção de uma sociedade ampla e promovendo todas as formas de participação do cidadão, sem nenhum tipo de distinção, a secretaria de Educação de Araguari participou na terça-feira, 24, da última reunião do projeto “A Cor da Cultura”. A manifestação aconteceu em Uberlândia e contou com a participação dos membros de ensino de diversas regiões do Brasil, bem como a presença maciça de educadores de Araguari.


Foto: Divulgação
O evento foi realizado simultaneamente em todo o Brasil e contou
com a participação de Araguari, Uberlândia e Ituiutaba


O projeto é regido pela lei 10.639/2003, que obriga ser ministrado o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileiras nas escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio, mantendo a garantia dos estudantes brasileiros e o direito a conhecimentos sobre a história da África e dos afrodescendentes, destacando a luta dos negros no Brasil e transmitindo que a cultura negra brasileira faz parte da sociedade nacional. Esta é uma concepção educativa e visa à valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.

Ao participar dos encontros realizados, desde meados de outubro de 2010 e concretizados em oito meses, a educadora Cristiane Nery destacou que estas reuniões se fazem necessárias para estimular os especialistas a aprenderam a transmitir aos alunos de formas diferenciadas, sobre a valorização do ser humano independente de raça e sexo. “Além de trabalharmos a lei implantada que torna obrigatório o ensino da cultura afro, é uma forma de aprendermos a conscientizar nossos alunos e educadores frente à sociedade. O curso foi válido para discutirmos métodos de ensino, como palestras, cursos e atividades extra-classe dentre outros,” comentou.

Ainda segundo ela, a participação dos especialistas da secretaria de Educação é expressão do assentimento que está surgindo uma necessidade de atender a uma nova demanda específica no meio educacional: formar profissionais para aplicar determinados conteúdos, além dos profissionais terem o domínio sobre diversos assuntos fora da cartilha e receber suporte teórico-metodológico para as discussões.

A secretaria apoiou a participação de 25 especialistas, que participaram de formações presenciais e a distância e se tornaram multiplicadoras em suas escolas. Ainda segundo a educadora, Araguari fez sucesso ao apresentar mostras dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema nas dezesseis escolas municipais da cidade. Os encontros do projeto se encerraram, mas fica o trabalho como a mais séria forma de conscientização sobre o respeito às diferenças em quaisquer que sejam os assuntos e momentos.

Destacando que o projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

FONTE: http://www.gazetadotriangulo.com.br/novo


Um comentário:

  1. é muio legal este blog do minha escola mario da ilva pereira aluno do 5ª serie de manha aluno da vera

    ResponderExcluir