Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO


Secretário adjunto do MEC realiza debate sobre o Plano Nacional da Educação na cidade


Escrito por Talita Gonçalves

Nesta segunda-feira, o secretário adjunto do Ministério da Educação - MEC, Arlindo Cavalcanti de Queiroz estará em Araguari para debate sobre o Plano Nacional da Educação - PNE. O evento, apoiado pelo deputado federal Gilmar Machado (PT), é uma parceria com a secretaria municipal de Educação, Sinpro e Sind-UTE, e acontece no Teatro Odette Machado Alamy às 8h30.

O PNE (PL 8035/10, do Executivo) é a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020. Entre as ações previstas estão a universalização do atendimento escolar da população de 4 e 5 anos até 2016,  ampliação da oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até  3 anos até 2020.

O projeto prevê ainda que 7% do Produto Interno Bruto - PIB deverá ser investido em educação ao longo desse período. Pelos cálculos do Ministério da Educação, a implantação do novo plano custará R$ 80 bilhões. A edição de um novo Plano Nacional de Educação a cada década está prevista na Constituição.

O debate será pautado pelas diretrizes e estratégias do Plano, elaborado durante a Conferência Nacional de Educação, em 28 de março de 2010. Para a secretária de Educação Eunice Maria Mendes, Araguari saiu à frente. “Toda melhoria passa por investimentos, e agora vemos que existe um planejamento em parceria com o governo federal. Esse é um momento que todos estão com o mesmo objetivo,” ressaltou.

Serão abordados os seguintes eixos:
1- o papel do estado na garantia do direito à educação;
2 - qualidade da educação, gestão democrática e avaliação;
3 - democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;
4 - formação e valorização do profissional da educação;
5 - financiamento da educação e controle social;
6 - justiça social, educação e trabalho, inclusão, diversidade e igualdade.


“Essa é uma forma de procurar soluções que serão viáveis. As escolas ficaram abandonadas há muitos anos, e agora percebemos algo que irá nortear a educação. Vejo o Plano com bons olhos,” finalizou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário