Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DIA DO TRABALHADOR

1º de Maio - Dia do Trabalhador 

O principal objetivo dessa comemoração é prestar homenagem a todos que com seu trabalho colaboram para melhorar a vida e o bem-estar da humanidade.  

Todo trabalho é dignificante, por mais modesto que seja, pois, como um ser humano depende do outro, também as espécies de trabalho estão interligadas, por mais distantes que entre si pareçam. 

A sociedade só pode manter-se integrada graças ao trabalho de todos. 

O trabalho é uma das atividades mais importantes que os homens realizam. Uma pessoa depende do trabalho realizado por outras pessoas para viver melhor. Você, por exemplo, depende do trabalho do pedreiro para ter onde morar, e o pedreiro, por sua vez, depende do trabalho do padeiro para comer pão, e assim por diante.

Deus foi muito sábio quando inventou o trabalho.

Trabalhar é uma oportunidade muito especial que temos.

Através do nosso trabalho podemos ser úteis às pessoas.

PROFISSÕES


Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.


Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.


Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.


Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do capitalista de produção.


Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria dos países até hoje.


Toda profissão tem seu valor e para que você possa escolher bem qual será a sua, oferecemos a você informação sobre algumas delas.

PROFESSORA

Ensinar é saber.
O professor é uma das profissões mais importantes do planeta. Sabe por quê? Porque os professores transmitem conhecimentos fundamentais para a nossa formação.
Não só nos ensinam a ler, a escrever e a contar. Mas, o mais importante é que nos ensinam também a ter uma visão crítica sobre a sociedade e a cultura!
Valorizar e respeitar os nossos mestres só colabora para o nosso crescimento e conhecimento.
A sociedade contemporânea exige indivíduos muito bem formados, com conhecimentos em diversas áreas. Portanto, fique ligado nas palavras do seu professor!

Profissão Gari

Quer saber mais ? 
Acesse o site: www.smartkids.com.br


Para iniciar discussões sobre o dia do trabalho você pode sugerir aos alunos que montem uma peça de teatro contando sobre as diversas profissões que uma pessoa pode ter contato, de alguma forma, em um determinado espaço de tempo (um mês, por exemplo).
A montagem será interessante pois através delas os alunos poderão refletir a respeito de como cada profissão tem seu valor na sociedade.


Outra sugestão é levar os alunos para o laboratório de informática para fazer uma pesquisa no portal do Ministério do Trabalho e Emprego, e pesquisar sobre as profissões que são regulamentadas no Brasil. Depois da pesquisa você pode estimular um debate sobre as profissões e propiciar um espaço de discussão a respeito das perspectivas e ansiedades de seus alunos em relação à profissão.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário