Quem sou eu

Minha foto
Desde à municipalização acompanhamos inúmeras mudanças. Atendemos a comunidade araguarina em três turnos com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente a escola está situada em prédio próprio, com cerca de 1.200 alunos,com 71 funcionários entre eles:direção e vice-direção,3 especialistas,1 coordenador, 46 professores, 3 secretários, 15 profissionais de serviços gerais. É uma escola referência na cidade!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SECRETARIA REÚNE PROFISSIONAIS da EDUCAÇÃO em PREPARAÇÃO para INÍCIO do ANO LETIVO

Em uma tarde de capacitação e em clima de muito entusiasmo, aconteceu na tarde do dia 2 de fevereiro, no auditório de eventos do teatro Professora Odette Machado Alamy o Encontro de Profissionais da secretaria municipal de Educação. A proposta foi promover, sobretudo, uma reflexão sobre o verdadeiro papel do educador e importância de seu trabalho.


Foto: Gazeta do Triângulo
O Encontro com profissionais da Educação reuniu mais de 600 servidores

Além de todos os servidores da secretaria marcaram presença o prefeito, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) o vice Júberson dos Santos Melo (PSL) a secretária de Educação Eunice Maria Mendes; o assessor e representante do Deputado Federal Gilmar Machado (PT/MG) Gustavo Moreira; a inspetora de ensino do município, Wanda Neide Martins Dias e a diretora pedagógica Cristiane Nery Pereira.

Embora o evento tenha proporcionado muito aprendizado, o encontro também foi festivo e serviu para dar as boas vindas a todos os profissionais da educação municipal, levando-se em consideração o fim da temporada de férias e o início do ano letivo.

Para Eunice Mendes, nada melhor que toda equipe trabalhar em cima de um plano de ações. Entre os objetivos, oportunizar o acesso e a permanência das crianças na escola com aprendizagem e satisfação; valorização dos profissionais do ensino; gestão democrática do ensino público (descentralização/publicidade); garantia do padrão de qualidade e do atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência e ampliação da oferta de atendimento na educação infantil de 0 a 6 anos. Ainda dentro das metas estabelecidas pretende-se aumentar a proficiência média dos alunos do ensino fundamental; reduzir progressivamente as taxas de distorção idade/ano e de escolaridade; promover a aquisição de competências e habilidades básicas indispensáveis ao sucesso do aluno na vida da escola; fortalecer a auto-estima dos alunos e profissionais da educação; fortalecer os colegiados bem como a presença da comunidade na tomada de decisões na escola; assegurar às crianças um tempo maior de convívio escolar com mais oportunidades de aprendizagem; melhorar gradativamente os prédios das escolas e CEMEIS com a manutenção devida; bem como dar ênfase ao processo de alfabetização e letramento dos alunos da rede municipal.

À reportagem da Gazeta do Triângulo, a secretária assegurou que uma educação sem afeto, não tem razão de ser e completou. “Como venho com algumas ações e metas, fiz questão de compartilhar essas ideias, para que lá na frente o resultado positivo seja brindado em equipe. Espero que possamos ter relações afetuosas uns com os outros para que nossas ações sejam permeadas de bons resultados. Para isso terei como conduta os princípios que norteiam o comportamento do servidor público, princípios estes fundamentais como a boa fé, a honestidade, a fidelidade ao interesse público, a lealdade à instituição que estou assumindo neste início de 2011, a cortesia, transparência, eficiência, presteza, tempestividade e também a assiduidade. De coração, espero que todos esses nossos projetos sejam realizados em tempo hábil”.

Para concluir Eunice Mendes destacou: “é preciso seguir acreditando no poder transformador da educação e não há caminho fora dela. Eu peço ao Senhor Jesus que abençoe a educação municipal de Araguari, que comande a nossa vida, que nos dê paz e sabedoria para que possamos ser luz na vida desses alunos cultivando o sentimento da esperança e da fé. Que nos dê união, vontade de lutar em harmonia com o próximo para chegar onde queremos e quando atingirmos nossos objetivos que possamos comungar todos os resultados, pois somente através da fé e ação é que chegaremos onde almejamos. A educação é um conjunto de hábitos, conhecemos uma pessoa ou um povo pelos seus atos. Não vamos desistir de ninguém, de nenhum aluno. Vamos lutar pelo sucesso de todos na escola”.

Palestra Regina Basílio


Foto: Gazeta do Triângulo
Para enriquecer ainda mais a programação do encontro e aumentar a motivação da equipe, Maria Regina Basílio Teodoro Santos
foi convidada para proferir uma palestra
Para enriquecer ainda mais a programação do encontro e dar um ‘banho’ de motivação na equipe, Maria Regina Basílio Teodoro Santos foi a convidada e protagonista da vez. Ela esteve em 2010 em Araguari e deu um show de palestra. Ontem, voltou à cidade para falar sobre “Planejamento – Auto-estima e esperança 2011 – um novo olhar para a educação”. Segundo ela, em um de seus textos literários, o professor precisa apaixonar-se pela educação, mas acima de tudo pelo sujeito a ser educado. Por isso, é necessário cuidar do educador. E é exatamente esta, a proposta da secretária Eunice Mendes com o encontro: Tornar público o verdadeiro valor do docente.

Regina Basílio, como é conhecida, é professora universitária, psicóloga, pós-graduada em administração e desenvolvimento de recursos humanos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU -; em psicoterapia de grupo triádico; em administração hospitalar e cantora profissional.  É também conferencista e compositora da obra: ‘uma palestra para você que está...”

Em entrevista à reportagem, Regina Basílio, disse que Araguari está em seu coração. Ela acredita que o município poderá ser um referencial em educação para o Brasil incentivando todos os educadores ao pensamento firme, a coragem em lutar sem jamais desistir. E como foi a segunda vez que a palestrante veio à cidade, o desafio foi ainda maior. “Eu disse que a minha responsabilidade era maior, porque quando voltamos é preciso ter um brilho diferenciado. Fiz o melhor que pude e sigo na teoria dos 100%, pois quando você faz tudo dando sempre o seu melhor pode estar tentando bater recorde de você mesmo. Desta forma, não quis manipular ou trazer novas famílias, novos alunos, novas escolas, mas sim mostrar às pessoas um olhar diferente, um jeito melhor, mais fácil de ver e viver o mundo”, frisou Regina Basílio.
Escrito por Sávia de Lima  

Nenhum comentário:

Postar um comentário